Entenda o DCO

You are here:
< Back

Entenda o DCO

O nosso principal parceiro da solução de DCO é a Sizmek.

Quando falamos de soluções de DCO é importante pensar que há um mundo de possibilidades. Vamos a duas delas: o retargeting dinâmico e os criativos otimizados por dados de audiência (usando DMP).

Para o retargeting dinâmico é necessário o arquivo que contém as características dos produtos a serem anunciados (formato .xml). Geralmente, os anunciantes já possuem um feed do Google Shopping, com isso, o processo deverá ser facilitado, pois a Sizmek, fornecedora da solução, utilizará dessa estrutura do Google na sua plataforma. O link a seguir contêm todas informações que esse arquivo deve conter: https://support.google.com/merchants/answer/7052112?hl=pt-BR

Para os criativos que são direcionados por dados de audiência, o processo é bem simples. A equipe cria no Ad Server um template para cada formato de criativo e, dentro do template, associa todas as imagens ou textos que deverão se encaixar ao criativo. Uma vez que associamos a peça a uma line (estratégia) da campanha, utilizamos um dado 3P para direcionar a veiculação e, naquela estratégia, habilitamos somente o criativo com as imagens/textos adequados para aquele público.

Pelo processo de implementação apresentado acima, as audiências que podemos utilizar no DCO são todas que a Navegg e Tail oferecem. Contudo, e nesse caso olhando para boas práticas da Sizmek, é importante avaliar escala e o tipo de mensagem a ser veiculada. Portanto, o que recomenda-se são audiências demográficas.

O operacional da solução de criativos direcionados por dados de audiência é mais simples que a solução de retargeting dinâmico, envolvendo menos idas e vindas de informações entre Publya, cliente e Sizmek. Com isso, o tempo de implementação acaba sendo menor. Nesse operacional, além do tempo de configuração da campanha na DSP, há o tempo de configuração dos criativos no Ad Server, podendo demandar até 5 dias para criativos que não envolvem o retargeting dinâmico e, para este caso, podendo levar 7 dias.

Falando agora sobre como podemos atuar na proposta para o cliente, a melhor forma seria a Sizmek executar a solução, mas com a Publya encaminhando a negociação da solução de DCO, bem como a veiculação e setup de segmentações na DSP.

Dessa forma, a cobrança continuaria sendo por CPM, com a Publya pagando a fatura para Sizmek e, além disso, pagarmos um adicional pela implementação que a Sizmek faria de ponta a ponta. Ou seja, além dos serviços Publya na proposta haverá um serviço Sizmek, contudo o cliente pagará apenas para a Publya e nós faremos todo o repasse e implementação. O benefício de ser nesse formato é que a Publya possui uma negociação diferenciada com a Sizmek, que reduz custos desse tipo de serviço, favorecendo o cliente.